Faixas
Faixa Preta – 4º DAN Idade mínima: 31 anos Tempo mínimo de graduação anterior: 6 anos | Faixa Preta – 5º DAN Idade mínima: 37 anos Tempo mínimo de graduação anterior: 6 anos |
Faixa Vermelha – 9º e 10º DAN Idade mínima: 69 anos (9º DAN) e 78 anos (10º DAN) Tempo mínimo na graduação anterior: 9 anos |
Leer más
7 anos
Então, respondendo a pergunta inicial de forma direta, se você é um praticante maior de 16 anos e seu professor seguir a risca as regras da federação, você deve levar no mínimo 7 anos para ser graduado a faixa preta.O órgão que pode deferir um pedido de faixa preta é a CBJ (Confederação Brasileira de Judô), e ela autoriza apenas algumas entidades a realizar esse exame. Em São Paulo a FPJ realiza 2 exames por anos, e para você participar é preciso cumprir alguns requisitos necessários.
Qual é a maior faixa do judô
O 10º Dan é o grau mais alto que um judoca pode alcançar e Massao é o primeiro do Brasil a ostentar esse título.
Faixas Intermediárias:
4º Kyu (yonkyu ou shikyu) – Faixa Laranja (12 meses) 3º Kyu (sankyu) – Faixa Verde (12 meses) 2º Kyu (nikyu) – Faixa Roxa (12 meses) 1º Kyu (ikkyu) – Faixa Marrom (2 anos)No judô, a faixa branca é o oitavo kyu e é seguida pela cinza, usada apenas por menores de 11 anos, a azul, a amarela, a laranja, a verde, a roxa ou violeta, a marrom e a preta.A compra do seu kimono de Jiu Jitsu será um investimento, por isso escolha um kimono de boa qualidade. Assim, você vai poder usá-lo por no mínimo 1 ano e meio. É preciso treinar para conseguir gastar um kimono antes desse tempo.
Depois disso cada nível é representado por um grau, podendo ter 4 graus em cada faixa. Mas não necessariamente o praticante precisa atingir os 4 graus para haver a troca de faixa, que em cada caso deve ser a critério de cada professor.
O que vem depois da faixa preta judô
Quando o lutador chega à faixa preta, ele passa a evoluir em graus, denominados dan, de forma crescente. No judô, a faixa branca é o oitavo kyu e é seguida pela cinza, usada apenas por menores de 11 anos, a azul, a amarela, a laranja, a verde, a roxa ou violeta, a marrom e a preta.
Você precisa ter pelo menos 18 anos para ser graduado em faixa marrom, e 19 para pegar a faixa preta. Outro critério é o tempo dedicado para cada faixa. Se você tem 16 ou 17 anos, não há tempo mínimo de permanência nas faixas branca e azul. Já na roxa, você tem que ficar dois anos, pelo menos.
As graduações são divididas em Dangai (que vai da faixa branca até a marrom, passando pela cinza, azul, amarela, laranja, verde e roxa), Yudansha (preta) e Kodansha (alta graduação). São cinco graduações de faixa preta, do 1º ao 5º dan (grau).
Leer más
– Judô: pode usar kimono na cor branca e azul royal; – Jiu-Jitsu: você pode usar o kimono branco, preto, azul royal ou até mesmo vermelho, azul marinho, rosa, camuflado, roxo e muito mais; – Taekwondo: pode treinar com qualquer cor, mas em competições só se usa o branco.Isso porque a federação diz que a partir dos 18 anos, o aluno tem que permanecer pelo menos dois anos na azul, antes de subir pra roxa. Da roxa para a marrom, é preciso no mínimo mais um ano e meio de treinos e competições. Para passar da faixa marrom para a preta, é necessário mais um ano, pelo menos.Um ano na branca, dois na azul, dois anos na roxa e dois anos na marrom, em média.Judô e Jiu Jitsu
O jiu Jitsu se destaca quando se trata de finalizações e torções, pois há uma grande escala de golpes que se pode efetuar. Já no Judô possui essas técnicas, porém seu foco maior é em derrubar seu adversário. Em relação a defesa pessoal as duas lutas são ótimas e te ensinam muito.
Para evitar manchar, odor relacionado ao suor e, até mesmo, a proliferação de bactérias no tecido, é importante que seu kimono seja lavado logo após o treino. Isso garante, também, que as cores originais sejam preservadas.Isso mesmo, lave o kimono a cada treino! Fazer a lavagem logo após o treino ajuda a manter a forma e as cores originais do kimono. Outra dica é: sempre ter mais de 01 kimono. Um para cada dia de treino da semana, ou interalar para que o kimono seja utilizado “dia sim, dia não”.Faixa Roxa, tem o tempo mínimo de permanência é de 2 anos. Faixa Azul, período mínimo de 2 anos. Faixa Roxa, tem o mínimo de 1 ano e meio. Faixa Marrom, o mínimo de 1 ano.Ou seja: para sinalizar ultrapassagens, conversões, retornos, mudanças de faixa, desviar de um obstáculo, uma parada ou demais intenções é obrigatório dar a seta.
No Brasil, o judô tem 10 faixas no total: Branca, Cinza, Azul, Amarela, Laranja, Verde, Rosa, Marrom, Preta e Coral (Vermelha e Branca). A contagem das faixas é feita na ordem decrescente.As graduações são divididas em Dangai (que vai da faixa branca até a marrom, passando pela cinza, azul, amarela, laranja, verde e roxa), Yudansha (preta) e Kodansha (alta graduação). São cinco graduações de faixa preta, do 1º ao 5º dan (grau).Uma curiosidade é que a faixa preta não é o nível mais elevado. Ela vai até o 6 grau, no sétimo grau ela muda para a cor coral-preta e depois, no oitavo grau, cor coral-branca.Dentro do Jiu Jitsu existe um sistema de faixas, as quais correspondem ao seu desenvolvimento aos olhos do mestre dentro do esporte, há faixas infantis, entretanto, as mais conhecidas são as tradicionais branca, azul, roxa, marrom, preta, vermelha e preta, vermelha e branca e a última, que é a vermelha.
O cumprimento em japonês é “rei” e o padrão Kodokan de etiqueta para o Judô é que “O Judô começa com um cumprimento e termina com um cumprimento” (“re hajimari ni, rei ni owaru“). O rei personifica o segundo princípio de Kano Shihan – Jita Kyoei.Regras
- Tatame. As lutas acontecem em um tatame quadrado, com medidas que variam de 14 a 16 metros.
- Uniforme. Os judocas devem usar um quimono.
- Duração da luta.
- Pontuação Yuko.
- Pontuação Waza-Ari.
- Pontuação Ippon.
- Penalidades.