Ou seja, você pode treinar um grupo muscular apenas uma vez por semana desde que o bombardeie de exercícios com mais intensidade. Mas o ideal, de acordo com o especialista, é treinar os músculos 2 vezes por semana.
Leer más
É importante destacar que, na verdade, não existe uma idade mínima estabelecida para iniciar a prática regular de atividades físicas na academia.Não adianta você ir em uma semana e faltar na outra, ou frequentar a academia uma vez a cada 15 dias. Essa falta de regularidade aumenta o risco de lesões e faz com que seus objetivos fiquem cada vez mais longe. Coloque na sua agenda o treino e entenda que ele é prioridade.
É necessário ir para academia todos os dias
Bem, a resposta é não. “Não é necessário treinar todos os dias, é recomendável distribuir os treinos de forma equilibrada para não sobrecarregar os mesmos músculos, para que eles tenham uma boa recuperação” explica Mila Toledo, profissional de educação física.
De forma geral, se você não tem um objetivo de curto prazo, o ideal é ir à academia pelo menos três vezes por semana. Se treinar menos do que isso, dificilmente vai chegar em algum lugar. Não terá ganho nem de força, nem de hipertrofia, nem de queima de gordura, nem de resistência.Há pessoas cujo ritmo de treino ideal é treinar 2 dias descansar 1. Para outros, o melhor é treinar 3 descansar 1. Outros ainda se dão bem treinando 4 vezes seguidas e descansando 2 dias. Os mais experientes (com mais de 5 anos de academia) são capazes de treinar 5 dias e descansar 2.Usar roupas adequadas para a prática de atividades físicas, sendo proibido o uso de sapatos, chinelos, sandálias, short ou calça jeans, bem como o comparecimento à sala de aula (musculação e ginástica) com os pés descalços, exceto na parte de lutas (tatame) e parte aquática, sendo proibido o aluno andar descalço pela …
"Não há nenhuma restrição quando a treinar descalço.
Pode ficar 2 horas na academia
Para emagrecer é preciso ficar, pelo menos, duas horas por dia na academia. Segundo o professor da Cia Athletica Ricardo Wesley, a longo prazo, praticar atividades intensas (por exemplo, spinning ou corrida) por mais de 50 minutos seguidos pode até engordar.
Quem treina por 7 dias na semana não passa pelo processo de anabolismo necessário para recuperar o corpo e, consequentemente, tende a sentir uma fadiga excessiva. Não é correto treinar assim!
Sim! Mas, para quem vai dedicar três dias da semana para treinar, é recomendado intercalar os dias, aproveitando a pausa do dia seguinte para que haja uma boa recuperação.
Leer más
O profissional explica que se exercitar por 7 dias seguidos pode desencadear o overtraining, ou seja, o estresse e fadiga muscular. “É nesse momento que o corpo entra em regressão de desempenho, quando o músculo ao invés de crescer, vai sofrer pelo excesso de treino, e o risco de lesões é muito alto”, comenta.9 regras de etiqueta para a academia
- Compartilhe os aparelhos.
- Limpe todos os aparelhos que usar.
- Não use o celular.
- Seja educado.
- Respeite o espaço coletivo.
- Não jogue os pesos no chão.
- Deixe tudo no lugar certo.
- Use roupas adequadas.
Cinco dicas sobre o que não usar na academia. Confira
- Roupas muito apertadas: Isso pode prejudicar a transpiração natural caso não seja de uma tecnologia apropriada.
- Acessórios: Cuidado com brincos e pulseiras e outros “balangandãs”.
- Roupas quentes: aquela calça de moletom não é adequada para o Brasil.
Treinar menstruada faz mal Não! Pelo contrário, pode treinar menstruada porque faz muito bem para a saúde. Os neurotransmissores liberados durante os exercícios têm função analgésica e ajudam a aliviar as dores das cólicas menstruais, por exemplo.
Usar roupas adequadas para a prática de atividades físicas, sendo proibido o uso de sapatos, chinelos, sandálias, short ou calça jeans, bem como o comparecimento à sala de aula (musculação e ginástica) com os pés descalços, exceto na parte de lutas (tatame) e parte aquática, sendo proibido o aluno andar descalço pela …Recuperação muscular Tirar uma soneca após o exercício pode auxiliar na recuperação muscular. Quando você dorme, sua hipófise libera hormônio do crescimento (GH), importante para reparar e construir os tecidos musculares.Treinando de 4-3 vezes na semana
Essa é uma frequência ótima também! Porém para ficar excelente é preciso alternar os dias, para que não fique um tempo muito longo de descanso. Por exemplo, se for treinar 4 dias, treina dois dias, descansa um, treina mais dois dias, descansa dois.Sintomas como enjoo, vômitos ou diarreia podem te levar à desidratação, e, quando os fluidos do nosso corpo são reduzidos, podemos ficar sujeitos a cãibras musculares e/ou espasmos. É melhor evitar os exercícios até que os sintomas desapareçam completamente, já que a reidratação do corpo pode levar alguns dias.
O profissional explica que se exercitar por 7 dias seguidos pode desencadear o overtraining, ou seja, o estresse e fadiga muscular. “É nesse momento que o corpo entra em regressão de desempenho, quando o músculo ao invés de crescer, vai sofrer pelo excesso de treino, e o risco de lesões é muito alto”, comenta.Quantas séries devo fazer O número de séries a serem feitas depende do objetivo e da frequência na academia. O ideal é treinar, no mínimo, três vezes por semana. Pessoas que malham menos vezes devem fazer mais séries de repetições por treino do que aquelas que malham com maior frequência.7 DICAS PARA ALCANÇAR BONS RESULTADOS NA ACADEMIA
- Não deixe de descansar. Antes de treinar na academia, é sempre útil ter uma carga mental.
- Faça vários tipos de exercício.
- Não se esqueça do aquecimento.
- Não exagere nos treinos.
- Faça os exercícios direitinho.
- Cuide da alimentação.
- Hidrate-se.
Se quer começar a praticar exercícios físicos na academia, você deve evitar o uso de calça jeans. A calça jeans é composta por algodão e índigo, por isso, sua textura é completamente diferente de uma legging tradicional.
"Quando a pessoa estiver em uma academia, fazendo exercícios de musculação, principalmente equipamentos em que o aluno permanece sentado, movimentando apenas os braços, não há problema utilizar tênis sem amortecimento, pois a atividade gera menos estresse nos pés e na coluna", diz o médico.“O exercício durante o jejum aumenta a lipólise (quebra de gordura) no tecido adiposo, ao mesmo tempo que estimula a oxidação da gordura periférica, resultando em maior utilização da gordura como fonte de energia e perda de peso.