Confira uma lista com dez opções naturais de remédio para menopausa que são alternativas ou complementares à reposição hormonal
- 1.1. Soja.
- 1.2. Erva-de-são-cristóvão (black cohosh)
- 1.3. Sementes de linhaça.
- 1.4. Raiz de alcaçuz.
- 1.5. Ginseng vermelho coreano.
- 1.6. Erva-de-são-joão.
- 1.7. Óleo de coco.
- 1.8. Nozes.
Leer más
Algumas opções para fazer uma reposição hormonal natural na menopausa são:
- Erva-de-São-Cristóvão (Cimicifuga racemosa)
- Agnocasto (Vitex agnus-castus)
- Agripalma (Leonurus cardíaca)
- Erva-de-São-João (Hypericum perforatum)
- Pé-de-leão (Alchemilla vulgaris)
- Ginseng siberiano (Eleutherococcus senticosus)
As oleaginosas são ótimas fontes de fitoestrógenos. Além disso, são boas fontes de proteínas vegetais, também importantes para a regulação metabólica do organismo.
…
Assim, algumas oleaginosas ideias para serem adicionadas na dieta são:
- Pistache;
- Avelã;
- Nozes;
- Castanha da Índia.
Qual hormônio natural feminino
Estrogênio. O estrogênio é considerado o principal hormônio feminino. Ele é produzido pelos ovários, a partir da primeira menstruação, e seus níveis se reduzem, drasticamente, ao chegar na menopausa.
Amora contribui para o bem-estar feminino, pois promove o equilíbrio hormonal (puberdade, menopausa precoce, pós-menopausa) e aliviando a dor menstrual. É uma das principais plantas utilizadas no tratamento das ondas de calor durante a menopausa.Composição de fitoestrogênios nos alimentos
Alimento (100g) | Quantidade fitoestrogênios (μg) |
---|---|
Iogurte de soja | 10275 |
Sementes de gergelim | 8008 |
Pão de linhaça | 7540 |
Pão multicereais | 4799 |
Desta forma, uma alternativa para fazer a reposição hormonal de forma natural na menopausa é consumir regularmente alimentos como soja, sementes de linhaça e o inhame.
As mulheres vêm optando por uma reposição hormonal natural através de alimentos fitoterápicos conhecidos como fitoestrógenos. Os fitohormônios são encontrados em diversas plantas (folhas, frutos, raízes e sementes), como: o alcaçuz, a linhaça, inhame, sementes de linhaça, mas a fonte mais conhecida é a soja.
Qual alimento substitui o estrogênio
São alimentos que ainda oferecem uma boa dose de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias. Banana, crucíferas (repolho, acelga, brócolis, couve-flor, rúcula, agrião) e oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoa) reduzem os níveis de estrogênio no organismo.
4. HCG. O hormônio Ganadatrofina Cariônica Humana (HCG) é produzido nas células que formarão a placenta durante a gravidez, sendo possível inclusive diagnosticar a gravidez com precisão através de exames laboratoriais que examinem as taxas de HCG no sangue.
Chás de reposição hormonal não são as únicas opções
Além dos chás descritos acima, a adição de linhaça e soja na alimentação, assim como o consumo do suco natural de couve-flor e cenoura, tem sabidos efeitos contra os sintomas da menopausa.
Leer más
Para aumentar os níveis de testosterona circulantes no sangue é importante ter uma alimentação rica em zinco e vitaminas A e D, praticar atividade física, de preferência utilizando pesos, e ter uma boa noite de sono. Assim, é possível manter os níveis de testosterona normais e o bom funcionamento do organismo.Além da soja e da linhaça, outros alimentos que também são fontes de fitoestrógenos são:
- Frutas: maçã, romãs, morango, oxicocos, uva;
- Legumes: cenoura, inhame;
- Grãos: aveia, cevada, germe de trigo;
- Óleos: óleo de girassol, óleo de soja, óleo de amêndoas.
Vitamina C
– Comer sementes de linhaça, Vitamina C, caroteno, vitaminas do complexo B e cereais integrais também podem ser úteis para aumentar os níveis de estrogênio em mulheres.Melhores alimentos para aliviar os sintomas da menopausa
- Morango;
- Framboesa;
- Laranja;
- Limão;
- Mirtilo (blueberry);
- Brócolis;
- Couve-flor.
Entre os principais sintomas de falta de hormônios estão:
- Dificuldade para dormir;
- Facilidade para acordar no meio da noite;
- Dificuldade para acordar de manhã sem o auxílio do despertador;
- Diminuição da massa magra;
- Mais flacidez na pele;
- Ganho de gordura;
- Menos energia para as atividades cotidianas.
Além da soja e da linhaça, outros alimentos que também são fontes de fitoestrógenos são:
- Frutas: maçã, romãs, morango, oxicocos, uva;
- Legumes: cenoura, inhame;
- Grãos: aveia, cevada, germe de trigo;
- Óleos: óleo de girassol, óleo de soja, óleo de amêndoas.
As mulheres vêm optando por uma reposição hormonal natural através de alimentos fitoterápicos conhecidos como fitoestrógenos. Os fitohormônios são encontrados em diversas plantas (folhas, frutos, raízes e sementes), como: o alcaçuz, a linhaça, inhame, sementes de linhaça, mas a fonte mais conhecida é a soja.Estrogênio: como ele afeta a saúde da sua pele
O estrogênio está associado ao aumento da produção de colágeno, à espessura e hidratação da pele, cicatrização de ferimentos e também melhora a função de barreira da pele (5, 6).
endorfina
Como produzir endorfina
A endorfina é o principal hormônio da felicidade e bem-estar. Ela é produzida pela hipófise, uma glândula localizada na parte inferior do cérebro, que libera a endorfina produzida para todo o corpo por meio do sangue.E para aquelas que atravessam o período da menopausa, os chás também são uma alternativa: “Para fazer a reposição hormonal, a escolha deve ser pelo pé-de-leão, sálvia, agripalma ou árvore-da-castidade. Já para amenizar os sintomas, as opções são o chá verde, ginseng, camomila, erva-de-são-cristóvão e amora”, recomenda.Chá de folha de amoreiras
A folha de amoreira tem vários compostos químicos que ajudam a regular os hormônios femininos, além de propriedades que amenizam os sintomas mais desagradáveis da menopausa.O abacate, assim como o salmão e o atum, funciona como fonte de gorduras boas, que são essenciais para a produção de testosterona. As gorduras mono e poli-insaturadas presentes na fruta ajudam a aumentar o HDL e também são importantes para a saúde do coração.
Existem alimentos que aumentam a testosterona
- Carnes magras. A carne magra (como frango e porco) é uma boa fonte de proteína e zinco, nutrientes que ajudam a otimizar a produção de testosterona.
- Brócolis, repolho e couve-de-bruxelas.
- Ovos.
- Salmão.
- Ostras.
- Alho.
Existem alimentos que aumentam a testosterona
- Carnes magras. A carne magra (como frango e porco) é uma boa fonte de proteína e zinco, nutrientes que ajudam a otimizar a produção de testosterona.
- Brócolis, repolho e couve-de-bruxelas.
- Ovos.
- Salmão.
- Ostras.
- Alho.