O hímen anular possui o formato de um anel e é o mais comum entre as mulheres. Ele apresenta um furo central que dá abertura ao canal vaginal e é por onde a menstruação passa. Durante a penetração vaginal, este tipo de hímen se expande até a ruptura total, podendo, em alguns casos, causar sangramento.
Leer más
Para as pessoas que têm, pode ser fácil de detectar – geralmente, está dentro de 1-2 centímetros da abertura vaginal.O diagnóstico de hímen imperfurado é quase sempre feito através da observação do canal vaginal pelo médico, após a descrição dos sintomas. No entanto, também existem casos em que o médico opta por fazer um ultrassom pélvico, para confirmar que não se trata de outro problema ginecológico.
Como saber se meu hímen ainda está intacto
O exame vaginal, realizado pelo ginecologista, permite observar a presença, ausência ou ruptura recente do hímen, que ocorre durante o ato sexual vaginal com penetração, pela introdução de dedos e objetos ou por traumas vaginais.
O hímen nada mais é do que uma fina pele presente no início do canal vaginal. Se você tiver um, ele pode facilmente ser visto com um espelho. Qualquer produto de uso intravaginal pode romper o hímen, mas isso vai depender do tipo de hímen que a mulher tem, se ela tiver um!Muitas mulheres têm dúvidas se sentirão ou não dor durante a ruptura do hímen com a penetração. O hímen não possui terminações nervosas e por isso seu rompimento não causa dor. As dores que as mulheres sentem neste momento estão, na verdade, relacionadas à tensão e nervosismo presentes durante o ato sexual.O hímen pode ser rompido de várias maneiras e não é um "marcador" de virgindade. O hímen pode ser rompido de várias maneiras. A atividade sexual (incluindo penetração, sexo oral, sexo com os dedos e a masturbação) pode romper o hímen, sim, mas a inserção de um absorvente interno ou mesmo exercícios também podem.
Por meio de um exame ginecológico, o médico pode observar se o hímen já foi ou não rompido.
Por que dói para romper o hímen
“O hímen é uma membrana que fica na entrada da vagina e não possui terminações nervosas, então ele não deve doer. Muitas vezes, em casos de meninas e mulheres que acabaram de iniciar a vida sexual, essa dor pode estar relacionada à própria contratura da região vaginal e à tensão do momento.