Ao olhar para o céu, vemos o passado de objetos distantes porque a luz pode levar até milhões de anos para sair de um corpo celeste e chegar à Terra. Só podemos enxergar os objetos que nos cercam porque eles estão emitindo ou refletindo luz, que, ao atingir nossos olhos, proporciona a formação nítida de imagens.
Leer más
Olhamos o céu à noite para observar a Lua, as estrelas, a presença de nuvens e, com sorte, estrelas cadentes. Isso tudo a olho nu, mas podemos fazer observações astronômicas se usarmos os instrumentos adequados.DURANTE O DIA, PODEMOS VER O SOL, PÁSSAROS, AVIÕES E NUVENS NO CÉU. À NOITE, PODEMOS VER A LUA E MUITAS ESTRELAS BRILHANDO NO CÉU. ALGUNS PLANETAS TAMBÉM SÃO VISÍVEIS A NOITE.
Faz mal olhar para o céu
As lentes dos olhos podem ser danificadas por muitos raios ultravioletas, resultando, em geral, em catarata e no crescimento de um tecido invasivo chamado pterígio. Como a catarata avançada induzida por UV, ela também pode obscurecer a visão do paciente. Se não for tratada, pode culminar com a cegueira.
7 dicas para quem quer observar o céu e não sabe por onde começar
- 1 – Aprenda a localizar os astros.
- 2 – Consulte fontes confiáveis.
- 3 – Prefira o binóculo.
- 4 – Avance para o telescópio.
- 5 – Tenha paciência e consulte fontes.
- 6 – Fuja da poluição luminosa.
- 7 – Troque dicas e ideias com outros astrônomos amadores.
Planetas (18h – 05h): Mercúrio e Vênus estarão visíveis perto do horizonte oeste (região do pôr do Sol), no início da noite, apenas por meia-hora. Até à meia-noite, Saturno e Júpiter estarão visíveis, estando no topo do céu no início do mês e se aproximando da região oeste conforme o passar das noites.A luz natural que ilumina nosso planeta é produzida pelo astro chamado de sol, que está localizado a cerca de 150 milhões de quilômetros da Terra.
572 – 497 a.C.) acreditava na esfericidade da Terra, da Lua e de outros corpos celestes. Achava que os planetas, o Sol, e a Lua eram transportados por esferas separadas da que carregava as estrelas. Foi o primeiro a chamar o céu de cosmos.
O que vemos no céu hoje
No início da noite, Júpiter estará visível alto do céu, atingindo sua maior altura às 23h. A essa hora, aparecerá como o astro mais brilhante do céu, depois do Sol e da Lua. No início da noite, Marte ainda estará visível na direção oeste, muito próximo ao horizonte, mas seu brilho estará bastante diminuido.
A distância média entre o centro da Terra e o centro da Lua é de 384 400 km, a distância mais próxima (perigeu) é de 363 300 km e a distância mais longa (apogeu) é de 405 500 km.
- Brazópolis (MG) Situada a 450 km de Belo Horizonte, a bucólica Brazópolis-MG abriga o maior telescópio do Brasil, que fica no Observatório Pico dos Dias.
- Caraíva (BA) Caraíva é apontada como a cidade com o céu mais estrelado do Brasil.
- Atibaia (SP)
- Paranaguá (PR)
- Novo Hamburgo (RS)
- Itajubá (MG)
- Nova Friburgo (RJ)
Leer más
Ele acontece por causa da inclinação do eixo da Terra naquela localidade em relação ao plano do sol.A superlua acontece quando a Lua está em sua máxima aproximação da Terra e, ao mesmo tempo, quando, em fase cheia, o lado que sempre vemos está todo iluminado pelo Sol.A Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol, o mais denso e o quinto maior dos oito planetas do Sistema Solar. É também o maior dos quatro planetas telúricos.
…
Terra | |
---|---|
Planeta principal | |
Periélio | 147 098 290 km 0,98329134 UA |
Afélio | 152 098 232 km 1,01671388 UA |
Excentricidade | 0,01671123 |
A Terra foi formada em torno de há 4,54 bilhões de anos, aproximadamente um terço da idade do universo, por acreção da nebulosa solar. A desgaseificação vulcânica provavelmente criou a atmosfera primordial, e depois o oceano, mas a atmosfera primitiva não continha quase nenhum oxigénio.
Segundo a Bíblia, Deus criou o Céu e a Terra. Durante seis dias foi criando o ar, a água, as árvores, animais e, por último, criou Adão, o “Homem”.Sob a direção do Pai Celestial, Jesus Cristo criou os céus e a Terra (ver Mosias 3:8 ; Moisés 2:1 ). Pelas escrituras reveladas por intermédio do Profeta Joseph Smith , sabemos que no trabalho da Criação o Senhor organizou os elementos que já existiam (ver Abraão 3:24 ).Embora as estrelas pareçam estar fixas no céu, elas na verdade se movem no espaço com velocidades altas, da ordem de dezenas ou centenas de km/s. Suas distâncias gigantescas fazem com que estes movimentos sejam quase imperceptíveis. O movimento aparente das estrelas no céu, embora pequeno, é mensurável.As manchas vermelhas no céu da boca podem ser desde uma afta até câncer bucal, por exemplo. Manchas vermelhas no céu da boca podem ser assintomáticas ou sintomáticas. Se possuírem sintomas, normalmente provocam dor e desconforto durante a ingestão de alimentos.
Quanto tempo leva um foguete para sair da terra Com as tecnologias de propulsão actuais, uma viagem assim demora uns três dias a uma nave espacial. A distância da Terra a outros planetas no sistema Solar varia de três minutos-luz até aproximadamente cinco horas-luz.A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius. A Lua é na verdade um pouco torta porque a crosta lunar é um pouco mais grossa de um lado do que do outro.Céu do Rio é eleito o mais azul do mundo
- Rio de Janeiro, Brasil.
- Bay of Islands, Nova Zelândia.
- Ayers Rock, Australia.
- Denarau Island, Fiji.
- Cape Town, África do Sul.
- Antananarivo, Madagascar.
- Karumba, Ilhas Maldivas.
- Tóquio, Japão.
Caraíva é apontada como a cidade com o céu mais estrelado do Brasil. Localizada a 755 km de Salvador e a duas horas de Porto Seguro, é o típico destino para quem quer escapar do movimento e relaxar sentindo o clima acolhedor.
Alfa Centauri
A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol. Enquanto o último está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nosso planeta, Alfa Centauri fica a quarenta trilhões de quilômetros de nós.Assim, mapeando todo o céu, ao longo da noite e durante todo o ano, em todos os pontos da Terra, pode-se verificar a observação de cerca de 6 mil estrelas visíveis a olho nu.