2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula. Exemplo: "O dia foi marcado, porém os alunos não poderão vir."
Leer más
Nada há de incorrecto neste uso, porque se permite às vírgulas, além de marcar pausas, indicar também os limites de constituintes frásicos, como é o caso. Antes de mas, porém, todavia, contudo, entretanto e no entanto, pode também empregar-se ponto-e-vírgula e até ponto final (ver Cunha e Cintra, op. cit., pág.O Porém com acentuação gráfica, é sinônimo de “mas”, “contudo”, “todavia”, “no entanto”. Pode também ser considerada como um substantivo comum masculino, quando representa algum obstáculo. Exemplos: Vocês podem comer sorvete, porém devem almoçar antes.
Quando usar vírgula depois de Porém
As conjunções adversativas indicam oposição e requerem obrigatoriamente o uso da vírgula.
…
Exemplos
- A festa foi marcada, porém o casal não irá comparecer.
- Ela estava bem vestida, porém não se maquiou.
- Eles foram atrás das evidências, porém não encontraram nada;
- Pareciam pai e filho, porém nem se conheciam.
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, com acento agudo, é sinônimo de mas e contudo. Porem, sem acentuação gráfica, é o verbo pôr conjugado na 3. ª pessoa do plural do infinitivo pessoal: eles porem.1. Usa-se para introduzir uma oposição ou restrição ao que foi dito. 2. Contudo; mas; não obstante; todavia.1 mas, todavia, contudo, no entanto, apesar disso, não obstante, entretanto, ainda assim, nada obstante. Exemplo: Meu primo tentou vencer a corrida, porém não conseguiu. Qualquer tipo de empecilho: 2 empecilho, impedimento, obstáculo, estorvo, dificuldade, objeção, óbice, entrave, incômodo, adversidade, embaraço.
Conjunções coordenativas adversativas estabelecem relação de oposição. As principais conjunções coordenativas adversativas são “mas”, “porém”, “contudo”, “todavia”, “entretanto”.
Tem vírgula depois de portanto
Portanto: sinônimo de por isso
É uma conjunção invariável, utilizada na ligação a uma oração anterior para indicar uma consequência ou uma conclusão dessa primeira ação. Deverá ser usada com vírgulas.
Porem: palavra paroxítona, na forma flexionada do verbo pôr no infinitivo pessoal em 3ª pessoa do plural (para eles/elas/vocês porem). Porém: vocábulo oxítono que integra a classe de palavras “Conjunção”. Ou seja, palavras como essa são invariáveis e servem para unir duas orações ou termos de igual função sintática.
conjunção Mas, contudo, todavia: ela ia comprar o vestido, porém não tinha dinheiro. [Gramática] Conjunção que expressa uma oposição ou restrição em relação ao que foi dito: íamos ao show, porém choveu. substantivo masculino O que expressa dificuldade; impedimento: foi viajar sem poréns.
Leer más
1 mas, todavia, contudo, no entanto, apesar disso, não obstante, entretanto, ainda assim, nada obstante.⇒ Adversativas: conectam dois termos ou duas orações com a mesma função, exprimindo uma relação de contraste, de oposição: mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto. Exemplo: Ela gosta de comer guloseimas, mas precisa emagrecer.Conjunções adversativas
Mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia, não obstante. As conjunções adversativas exprimem oposição, contraste, compensação de pensamentos, por exemplo: Não fomos campeões, todavia exibimos o melhor futebol.Porém. Adverb. Conjunction. Porém é tradicionalmente conhecido como conjunção coordenada adversativa, de acordo com a classificação registrada por gramáticas normativas, principalmente.
Tipos de conjunções coordenativas
Mas (sempre no início da oração), porém, entretanto, no entanto, contudo, todavia, não obstante.As orações que apresentam conjunção são chamadas de orações coordenadas sindéticas; já as que não possuem conjunção são chamadas de orações coordenadas assindéticas.A palavra enfim é advérbio, sinônimo de finalmente. Em fim de é locução adverbial de tempo e corresponde a no final de. As duas formas são corretas, mas têm usos diferentes. O vocábulo enfim é um advérbio de tempo e equivale a por fim, finalmente ou afinal.É um advérbio usado para dar ideia de conclusão, por isso também significa “concluindo”, “resumindo”, “em suma” etc. Significa que, ao final do pensamento, faz-se um resumo das ideias. Muitas vezes essa palavra aparece no início da sentença separada por vírgula ou no meio da sentença entre vírgulas.
1. Usa-se para introduzir uma oposição ou restrição ao que foi dito. 2. Contudo; mas; não obstante; todavia.Tipos de conjunções coordenativas
Mas (sempre no início da oração), porém, entretanto, no entanto, contudo, todavia, não obstante.As orações coordenadas assindéticas são orações independentes entre si e que, apesar de estarem justapostas (ou seja, uma ao lado da outra), não são ligadas entre si por nenhum conectivo, isto é, nenhuma conjunção.Significado de Síndeto
substantivo masculino [Gramática] Presença da conjunção coordenativa aditiva entre termos ou orações coordenadas.
De mais: Separado, é uma locução adjetiva que acompanha substantivos, corresponde a “a mais” e seu oposto é de “de menos”. Problemas de mais, dinheiro de menos. Demais: A palavra pode ser um advérbio (adjetivando um verbo), indicando excesso.Mau é sempre adjetivo, e significa “ruim”, “imperfeito”, que causa prejuízos. É antônimo de bom, faz o plural com maus e o feminino é má. Ex: Aquele artista sempre fazia o papel de homem mau. Já mal, pode ser classificada como advérbio de modo, quando significa “incorretamente”, “erradamente”.