7 coisas que você não deve fazer após as refeições
- Dormir. Dormir logo após comer, faz seu estômago queimar durante a noite, o que provoca desconforto, inchaço e padrões de sono estranhos.
- Fumar. Obviamente fumar não é recomendado em nenhum momento.
- Tomar banho.
- Comer frutas.
Leer más
Resposta verificada por especialistas. Mexer no celular depois de comer não faz mal. Na verdade, isto se trata de um mito que pode ter sido transmitido a fim de que as pessoas abandonem um pouco o celular, não tendo, assim, nenhum fundamento científico comprovado.Faça exercícios leves
A segunda forma de evitar essa sensação de fim de mundo é fazer algum tipo de atividade física depois da refeição. Claro que a recomendação é praticar alguma coisa leve, como uma caminhada. “Mexer-se pode enganar um pouco o corpo e reduzir a sonolência.
Pode acabar de comer e tomar banho
Mito. Não existe qualquer tipo de relação científica entre tomar banho e a digestão, que é um processo completamente autónomo do nosso organismo. No entanto, por ser um processo moroso, poderá ter servido de base à crença de que se deve evitar o banho durante a digestão.
Não. Segundo os especialistas, essa é só mais uma crendice popular. “O pior que pode acontecer é uma sensação de sonolência, já que durante a digestão o fluxo sanguíneo se concentra no estômago”, diz o oftalmologista Emílio de Haro Muñoz, da Unifesp.No momento que iniciamos nosso sono, os nossos sistemas passam a funcionar de forma mais lenta. Isso também ocorre com o sistema digestório e é por isso que se recomenda ingerir alimentos pelo menos duas horas antes de deitar.Comer olhando a telinha aumenta o consumo de calorias
Isso porque fazer as duas coisas ao mesmo tempo "distrai" o cérebro e o órgão não recebe a informação por completo de que a pessoa está se alimentando.
Levar o aparelho para o toilete pode expor os indivíduos a bactérias prejudiciais à saúde, como salmonela e 'E. coli' O celular está muito presente no dia a dia, fazendo parte da nossa rotina mesmo em situações íntimas, como durante o uso do banheiro.
É bom descansar depois do almoço
O sono após o almoço oferece alguns benefícios físicos, como o aumento da disposição e a diminuição do cansaço, além de melhorar o desempenho cognitivo”, ressalta.
6 dicas para consumir alimentos saudáveis para o almoço
- feijões e outras leguminosas: lentilha, favas e grão-de-bico;
- cereais: arroz, trigo e milho;
- raízes e tubérculos: mandioca, batata-inglesa, batata-doce, inhame e cará;
- legumes: abóbora, abobrinha, berinjela, brócolis e tomate;
- verduras: alface, rúcula e salsa;
O processo de digestão lento pode desencadear problemas no sono e, consequentemente, indisposição no dia posterior. Além disso, dormir após as refeições podem causar refluxo, ou seja, o retorno do produto da digestão para o esôfago.
Leer más
A fruta é rica em potássio, um mineral que é essencial para ter uma noite profunda de sono. Bananas também contêm triptofano e magnésio, fazendo com que essa fruta funcione como um sedativo natural.Horas seguidas de estudo, sem descanso e com o bônus de toda a pressão por ter um bom desempenho pode gerar transtornos como ansiedade e depressão, chegando a, inclusive, gerar quadros crônicos. Ou seja, não adianta apenas estudar, é preciso fazer de uma maneira saudável.Quando pensamos em quantas horas de estudo por dia o cérebro aguenta, não devemos partir de uma resposta fechada. Isso porque há quem diga que o cérebro aguente 6 horas, enquanto outros profissionais da saúde apontam 8 horas. Mas outro fator importante em meio a isso tudo é o chamado “tempo de saturação”.“Para um bom sono, é melhor não dormir com muita fome ou muito cheia”, explica Lisa Moskovitz, nutricionista nos Estados Unidos. É difícil pegar no sono quando tudo que você consegue pensar é no buraco em seu estômago. Contudo, se alimentar muito tarde pode causar estragos ao seu corpo.
"O ideal é beber 30 minutos antes de comer ou 1 hora após uma refeição, pois a maior preocupação é a digestão, a absorção correta de nutrientes, que pode gerar problemas estomacais, como gases e flatulências", disse Rossana, explicando como os líquidos interferem nesse processo.Estudos comprovam que pessoas que interagem com o celular enquanto comem têm 20% de aumento calórico em suas dietas. Isso porque fazer as duas coisas ao mesmo tempo "distrai" o cérebro e o órgão não recebe a informação por completo de que a pessoa está se alimentando.A dra, Jane explica como isso ocorre na prática: “O uso de telas durante a refeição faz com que o corpo produza mais cortisol, hormônio que interfere no metabolismo das gorduras, propiciando aumento de peso.Aparelhos eletrônicos atrapalham o sono A combinação sono e aparelhos eletrônicos, como celular, tablet e notebook, é extremamente perigosa. A luz emitida pelas telas dos dispositivos bloqueia a liberação da melatonina – que é o hormônio responsável por avisar ao corpo que está na hora de dormir.
Ele leva o celular para o banheiro e até mesmo para o banho. Isso pode significar que ele não quer deixar o telefone sozinho com você. Caso ele leve o celular para todos os lados, até mesmo para o banheiro, preste bastante atenção! O mais provável é que ele esteja esperando notificações que não quer que você veja.Uma boa soneca faz o corpo relaxar, recuperar o ânimo e disposição, nos deixa mais criativos e produtivos, reforça o sistema imunológico e ainda pode reverter o impacto hormonal de uma noite de sono ruim. Relaxar é preciso para manter a correria do dia a dia mais leve e saudável.A soneca perfeita
- O lugar: deve ser silencioso e climatizado.
- A luminosidade: vale fechar cortinas ou persianas.
- O barulho: protetores auriculares podem ser úteis para barrá-lo.
- A duração: bastam 20 minutinhos.
- O período: o melhor é cochilar logo após o almoço, de preferência entre as 13 e as 15 horas.
Café da manhã low carb
- Gorduras boas;
- Sementes e castanhas;
- Ovos;
- Queijo amarelo (menos lactose);
- Iogurte de vegetais com granola (fique atento aos rótulos, pois algumas granolas industrializadas possuem grandes quantidades de açúcar);
- Farinha de linhaça no lugar de farinha de trigo;
- Abacate.
Confira a seguir os 5 alimentos que devem ser evitados e como substituí-los na dieta:
- Frituras em óleos vegetais.
- Carnes processadas e embutidos.
- Comida pronta congelada.
- Tempero em cubos e molhos de soja.
- Refrigerantes.
Dormir de bruços faz mal pois o pescoço e a coluna não ficam em uma posição neutra quando você dorme de barriga para baixo e isso pode sobrecarregar a musculatura dessas duas regiões e causar dores. Se for difícil quebrar esse hábito, procure dormir sem travesseiro, ou com um baixo e bem macio.