Por isso, recomenda-se sempre desligar os aparelhos na tomada quando uma forte tempestade se aproxima, pois a variação de energia elétrica pode fazer com que a sua TV, computador ou até mesmo celular queime.
Leer más
De acordo com alguns estudos, o aparelho não é responsável por atrair descargas elétricas, ou seja, em dias de tempestade você não corre o risco de ser atingido por um raio devido ao smartphone.Chuvas e tempestades
Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.
Como proteger a TV de raios
Queda de raios: como proteger seus equipamentos
- Retire os aparelhos da tomada quando houver queda de raios.
- Instale dispositivo de proteção contra surtos (DPS) de uso geral.
- Utilize DPS de uso individual.
- Contrate um seguro com proteção contra danos elétricos.
- Realize o aterramento da rede elétrica.
Não, você não precisa ficar longe do seu aparelho, simplesmente porque o celular não atrai raio. Apesar do medo de muitas pessoas, trata-se de um grande mito. A chance de você ser atingido por um raio com um celular na mão é a mesma de ser atingido se estivesse sem o equipamento.Quando ocorrer queima de equipamentos eletroeletrônicos devido às oscilações ou sobrecarga no retorno da energia, o consumidor tem direito ao ressarcimento dos valores, de acordo com resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).Portanto, o celular pode ser utilizado durante tempestades desde que ele esteja desconectado da rede elétrica! Recomenda-se sempre desligar os aparelhos na tomada quando uma forte tempestade se aproxima, pois a variação de energia elétrica pode fazer com que os eletrônicos queimem.
Não, você não precisa ficar longe do seu aparelho, simplesmente porque o celular não atrai raio. Apesar do medo de muitas pessoas, trata-se de um grande mito. A chance de você ser atingido por um raio com um celular na mão é a mesma de ser atingido se estivesse sem o equipamento.
O que pode atrair raios
Para que um raio possa ocorrer é preciso que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre as nuvens e o solo. Quando este fator ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica.
Mesmo que algum eletrodoméstico não esteja sendo usado no momento da chuva também é possível que um raio cause um dano. Os aparelhos mais modernos podem ter recursos de segurança contra descargas, mas o especialista aconselha tirar da tomada mesmo assim.
De acordo com o professor de Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Pablo Muniz, em dias de tempestade não se deve utilizar o celular quando estiver na rua. "O uso do telefone celular, do telefone sem fio, não é recomendado em área aberta quando a gente está tendo tempestade elétrica.
Leer más
Isso pode queimar os aparelhos ligados no momento ou mesmo transferir essa carga para quem estiver usando, ou seja, dar um choque. Portanto, é sim perigoso tomar banho quando está relampejando, assim como é perigoso ficar próximo de telefones, computadores e outros aparelhos elétricos ligados na tomada.Os trovões são fenômenos sonoros gerados pelo movimento de cargas elétricas na atmosfera. Os sons dos trovões ocorrem em razão do aquecimento brusco e a rápida expansão do ar, produzindo assim uma forte pressão que se manifesta através de som, denominado de trovão.Como prevenir o burn-in Para prevenir o burn-in, você deve fazer justamente o que não é recomendado para a sua TV, ou seja, não deve deixar a tela do aparelho exibindo imagens estáticas por muito tempo. Portanto, evite manter a TV em canais de tela estática por muito tempo (como aqueles canais de música da TV a cabo).usar detergentes e lustra-móveis durante a limpeza; limpar o aparelho estando ele ligado; borrifar água sobre a tela; deixar crianças tocar ou bater na tela do televisor.
Isso é falso pois o que determina a probabilidade de um raio cair em determinada construção é a sua altura e não o material de que ela é feita. Quanto maior a altura, maior a probabilidade de a estrutura ser atingida por um raio.A velha máxima de nunca se abrigar embaixo ou próximo a uma árvore é a principal delas. Por se tratar de uma superfície alta, principalmente em uma área de descampado, os arbustos – assim como os postes de energia – são atraentes como pontos de descargas elétricas, que se espalham e atingem quem estiver perto delas."O raio é perigoso porque é uma descarga elétrica, que ao atingir uma pessoa, ou cair próximo dela, pode ser fatal. Já o trovão é apenas o som proveniente do deslocamento de ar da passagem do raio", explica Gerson Santos, integrante do grupo de espetáculos Ciência em Show.Não, você não precisa ficar longe do seu aparelho, simplesmente porque o celular não atrai raio. Apesar do medo de muitas pessoas, trata-se de um grande mito. A chance de você ser atingido por um raio com um celular na mão é a mesma de ser atingido se estivesse sem o equipamento.
Apesar de não agir diretamente sobre o indivíduo, um perigo real é a descarga elétrica atingir eletrônicos conectados à rede elétrica. Portanto, o celular pode ser utilizado durante tempestades desde que ele esteja desconectado da rede elétrica!Usando um filtro de linha
- Os filtros de linha funcionam absorvendo a sobretensão ou picos de energia a fim de proteger seus aparelhos eletrônicos.
- Conecte seu filtro de linha a uma saída de tomada de três pinos na parede e então plugue a tomada de sua TV em uma de suas entradas.
Portanto, devido à chance de pulsos elétricos causados por raios, desligar aparelhos elétricos na chuva é necessário. Entretanto, se danos ainda forem causados aos aparelhos elétricos, a concessionária é responsável por arcar com os custos.Para obter a distância aproximada da queda do raio, em quilômetros, basta contar o tempo (em segundos) entre o momento em que se vê o raio e se escuta o trovão e dividir por três.
Retirar alguns eletrodomésticos da tomada economiza energia Verdade. É importante desligar principalmente TVs, laptops, micro-ondas e aparelhos de som. Mesmo desligados completamente, eles continuam consumindo energia se mantidos na tomada.Segundo os fabricantes, uma TV LED tem a vida útil entre 40 a 90 mil horas de uso. Ou seja, se o equipamento ficar ligado 24 horas, ele deve durar de 4 a 10 anos.