Os requisitos básicos para a aposentadoria por pontos são os seguintes:
- Homens: 35 anos de contribuição e 100 pontos em 2023; Aumenta +1 ponto ao ano, até o limite de 105 pontos.
- Mulheres: 30 anos de contribuição e 90 pontos em 2023. Aumenta +1 ponto ao ano, até o limite de 100 pontos.
Leer más
A partir da reforma da previdência (13/11/2019), o valor da aposentadoria por pontos passou a ser equivalente a 60% da média dos salários de contribuição a partir de julho de 1994 com acréscimo de 2% para cada ano de contribuição acima de 20 anos no caso dos homens ou de 15 anos no caso das mulheres.Lembre-se: a pontuação é a soma da idade + tempo de contribuição do segurado. A pontuação para homens e mulheres aumenta 1 ponto por ano, até o ano de 2028, para os homens e 20233, para as mulheres.
Quanto vale cada ponto para aposentadoria
Qual o valor da aposentadoria por pontos O valor da aposentadoria por pontos na transição após a reforma é 60% da média de todos os salários desde julho de 1994. Além disso, pode ganhar mais 2% por ano contribuído acima do mínimo. O tempo mínimo para o homem é 20 anos e para mulher é de 15 anos.
Essa modalidade de aposentadoria tem como base uma soma de pontos acumulados pelo contribuinte. Esse cálculo se baseia em sua idade somada ao seu tempo de contribuição. Por exemplo, uma pessoa tem 55 anos de idade e 30 anos de contribuição, na soma, tem 85 pontos.Diferente da aposentadoria por tempo de contribuição integral, a aposentadoria proporcional exige a idade mínima de 48 anos (mulher) e 53 anos (homem), sendo necessário ao menos 25 anos (mulher) ou 30 anos (homem) de tempo de contribuição, mais um adicional, conhecido como pedágio.60%
Qual o valor da aposentadoria por pontos O valor da aposentadoria por pontos na transição após a reforma é 60% da média de todos os salários desde julho de 1994. Além disso, pode ganhar mais 2% por ano contribuído acima do mínimo. O tempo mínimo para o homem é 20 anos e para mulher é de 15 anos.
Para passar longe da nota de corte, aquela que te elimina, não poderá ter nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos; nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos; nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.
Quantos pontos no INSS
Para beneficiários INSS
Para mulheres, a quantidade mínima de pontos é 86, além dos 30 anos de contribuição; Para homens, a quantidade mínima de pontos é 96, além dos 35 anos de contribuição.
Trabalho com ruído, químicos, eletricidade ou agentes biológicos: o INSS normalmente não considera esse tempo como especial; Trabalho sem carteira assinada; Trabalho como autônomo; Tempo de auxílio-doença, desde que intercalado entre períodos contributivos.
80% da média dos maiores salários (a partir de julho de 1994) multiplicada pelo fator previdenciário. Do resultado, você recebe 70% + 5% a cada ano que ultrapassar o tempo mínimo de contribuição para esta aposentadoria (30 ou 25 anos) somado com o pedágio.
Leer más
O novo cálculo para quem contribuiu com o INSS antes de 1994 irá considerar 80% de todos os recolhimentos feitos pelo trabalhador. Sendo assim, serão acrescidos à conta também as contribuições mais altas feitas até 1994, fazendo com que esse possa receber uma bolada a mais em sua aposentadoria do INSS.Geralmente, a aposentadoria por idade é mais vantajosa devido a não aplicação do fator previdenciário. Além disso, a aposentadoria por tempo de contribuição torna-se menos favorável devido ao aumento da expectativa de vida do brasileiro. Para saber mais, acesse o site do Ministério da Previdência Social aqui.